29 de abril de 2014

ESCLARECIMENTO: SUSPENSÃO DAS AULAS DE VET 332 -TÉCNICA OPERATORIA VETERINÁRIA


Os alunos matriculados na disciplina VET 332 - Técnica Operatória Veterinária foram hoje, 29/04/14, surpreendidos com o pronunciamento por parte da professora (coordenadora) Andréa da suspensão das aulas teóricas e práticas.
Em um primeiro momento a mesma informou aos discentes que o motivo de tal ato era devido ao descumprimento de um encargo cabido ao Chefe de Departamento, professor Jackson, previamente estabelecido em uma reunião junto a ela, a Diretoria do Centro de Ciências Biológicas e a Reitoria.
Posteriormente, os alunos foram ao encontro do professor Jackson, mas, esse não se encontrava no Departamento de Veterinária. Sendo assim os alunos entraram em contato e permaneceram à espera desse, para uma possível justificativa. Logo que o referido professor chegou, foi questionado e esse mostrou aos alunos ofícios encaminhados a professora Andréa e também ao prof. Tarcízio. Os ofícios solicitavam ao Canil Municipal animais para serem utilizados em aulas práticas de castração, somente, e que seriam devolvidos ao estabelecimento no pós-operatório. Cabe aqui ressaltar que, em momento algum os documentos previam outros procedimentos cirúrgicos, ainda menos a possibilidade de eutanásia.
O prof. Jackson disse também que a liberação dos animais havia sido impedida inicialmente, por falta de indivíduos, sendo permitida no mesmo dia, tal fato devido a um recente aporte de animais. Informou ainda que foi entregue a profª Andréa uma cópia do ofício que previa a liberação dos animais solicitados, porém esse não foi aceito. Também foi dito que haveria uma reunião hoje às 17:30, na sala do CCB no prédio principal, entre o Chefe do Departamento, a Diretora do Centro de Ciências Biológicas, e o Presidente da Comissão de Ética para Uso de Animais da UFV – prof. Cláudio. Foi aberta a possibilidade da participação de dois alunos, que fazem a disciplina, na reunião. Momentos depois o Prof. Jackson disse que haveria primeiro uma reunião entre os representantes docentes e que após seria cedido espaço à participação de todos os demais alunos.
É importante mencionar que a profª Andréa, em documento enviado ao Chefe de Departamento - com cópias para a Reitoria, para a Diretoria do CCB, para o Coordenador do Curso de Graduação em Medicina Veterinária e também para o Presidente do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária – mencionou que o retorno às aulas estaria condicionado à regularização da disciplina junto a CEUA e a disponibilidade de material.
A reunião aconteceu como previsto, e de fato foi permitida a manifestação dos discentes. Ficou esclarecido que: a disciplina está aprovada pela Comissão de Ética; e que com o devido cumprimento do TAC (Termo de Ajuste de Conduta), respeitando o acordo realizado com a SOVIPA (Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais), essa pode ser legalmente ministrada, uma vez que se encontra de acordo com as proposições estabelecidas.
Agora, uma vez nos exposta a situação em que se encontra a disciplina, ficou decido que o prof. Jackson entrará em contato imediatamente com a profª Andréa evidenciando-lhe os fatos que a permitem lecionar a disciplina VET 332 - Técnica Operatória Veterinária. Foi-nos avisado também que o parecer do desfecho dessas nos será anunciado o quão logo for obtido uma solução.
Caros colegas de curso, está mais do que claro que estamos vivenciando uma delicada fase de contratempos e que essa deve sim solucionada o quanto antes e logo que for, é digno de que os alunos recebam um posicionamento do Departamento de Veterinária acerca do ocorrido. É louvável a união de todos os estudantes com vistas a reivindicar de forma organizada uma resolução breve de maneira a evitar maiores prejuízos. Logo, conforme for necessário, seria interessante nos mobilizarmos, seja em formas de assembleias estudantis e/ou protestos. O Centro Acadêmico de Medicina Veterinária da UFV – CAMVET/UFV - encontra-se disponível e pede a colaboração da comunidade acadêmica, para que dentro de nossas possibilidades façamos valer nossos direitos, respeitando é claro todos os lados envolvidos.
 
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook YouTube Google Plus RSS Feed Email